Concurso "As Maias"

PARTICIPE NESTE CONCURSO QUE TEM COMO OBJETIVOS: 

a) Promover, dinamizar e preservar uma tradição com grande significado da Freguesia e da cultura popular – a tradição das Maias;

b) Sensibilizar a comunidade local para a tradição cultural da execução e exposição dos ramos de Maias nas suas varandas, portas ou janelas;

c) Promover a manifestação artística e a criatividade interinstitucional e individual e estimular o espírito criativo-reflexivo das famílias da freguesia.

d) Promover a ocupação dos tempos livres e do convívio em família no contexto atual de isolamento social.

 

"Reza a lenda que esta tradição remonta ao tempo de Jesus, mais concretamente ao episódio da fuga para o Egipto. Por esta altura, andavam os Judeus à sua procura para o matarem, quando um dia, ao cair da noite, o viram recolher numa casa humilde. Para o poderem prender na manhã seguinte bem cedo, apanhando-o desprevenido, penduraram um ramo de giestas no fecho da porta, a fim de não terem dificuldade em reconhecer a casa em que ele dormira. Mas, por milagre, ao amanhecer, todas as portas estavam enfeitadas com ramos de giestas. E assim os Judeus, desorientados, não puderam descobrir Jesus.

Ainda hoje há o costume de no dia 1 de Maio se enfeitarem as casas com giestas a que também se dá o nome de maias por florirem em Maio."

Anexos

  • Regulamento Concurso AS MAIAS.pdf
  • Galeria