Visita de Sua Excelência à sede da Junta e à Junta de S. Romão

No âmbito da Visita Pastoral do Sua Excelência D. António Couto à Paróquia de Anreade, a Junta de Freguesia organizou uma receção simbólica para dar as boas vindas ao Sr. Bispo. Foi numa sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia que tudo se passou, tendo o Sr Presidente da Assembleia começado por dar as boas vindas a Sua Excelência Reverendíssima, fazendo depois um enquadramento a nível da população da Freguesia e das suas principais atividades económicas. De seguida passou palavra à Sra Presidente da Junta, que além de referir a Honra que é, poder contar com a presença do "chefe" máximo da Diocese, mostrou a vontade de querer continuar a colaborar com a Paróquia e as suas associações sempre que necessário for.

Em nome do executivo da Junta de Freguesia, o Sr Bispo recebeu pelas mãos da Sra. Presidente uma lembrança simbólica, uma miniatura de um Barco Rabelo, explicando que além de fazer parte da Heráldica, traduz uma das principais atividades económicas da Freguesia, escrita agora pela história, onde muitos Anreadenses trabalhavam como Arrais e Marinheiros, transportando as pipas do Vinho do Porto, acima e abaixo pelo Rio Douro.

Para encerrar a sessão, o Sr Bispo, quis deixar uma palavra de agradecimento pela simbólica receção e pela oferta, dizendo que iria expôr o Barco Rabelo para se lembrar do Rio Douro e da Freguesia que o recebeu.

Por fim a Sra. Presidente convidou todos os presentes para um Porto de Honra, servido com produtos da Freguesia, nomeadamente Cavacas e Vinho do "Porto".